AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS...

SERÁ QUE MEU FILHO LEVA JEITO PARA SER ATLETA?



Seu filho (a) precisará de tempo para se desenvolver e demonstrar sua aptidão. Permitir que ele experimente várias modalidades é uma grande vantagem. Poucos têm esse privilégio no Brasil. Vou tentar ajudar vocês com algumas ferramentas de identificação que trabalhamos no esporte de rendimento. Para avaliar um perfil de aptidão considero três importantes dimensões baseadas em características pessoais importantes, a primeira delas:



AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS...



É importante reconhecer as características físicas do seu filho (a). A altura, o peso, a velocidade e a força podem ser indicadores de uma aptidão. Um menino baixo pode não dar certo no Basquete. Uma menina “gordinha e baixinha” vai encontrar dificuldade no Vôlei. Principalmente na iniciação esportiva, a adaptação a uma modalidade esportiva específica é importante reconhecer estas características. Se você desconsiderar essas realidades poderá desenvolver no seu filho (a) uma “repulsa” ao esporte.


Seu filho (a) pode ao deparar com um ambiente desproporcional às suas características físicas, desenvolver um comportamento “vitimista”. Do tipo, “eu sou muito baixo”, ou “gordo”, ou “lento”, ou “alto” e etc. Seu filho (a) vai encontrar desculpa para tudo e vai lhe dizer sempre que houver um insucesso: - “Por isso não consegui! ” Ninguém em sã consciência quer educar seu filho pautado na comiseração!


Na formação de nossos filhos é importante que os encorajemos e criemos as expectativas certas, nos ambientes corretos. Oportunizar acesso a uma atividade esportiva inclui fazê-la com sabedoria.


Ainda sobre a aptidão física, o “baixinho” pode ser fera no Futsal, no Futebol de Campo, no Rúgbi, e a “gordinha” uma campeã no Jiu Jitsu, Judô ou Arremesso de Disco. É comum na iniciação esportiva as modalidades serem indicadas de acordo com a característica física. Porém, o Esporte é tão complexo e maravilhoso que o menino baixinho pode surpreender ao tentar ser um armador no Basquete (se tiver aptidão para isso) e a “baixinha gordinha” uma líbero no Vôlei (idem). O fato é que grandes atletas que possuem reconhecido desempenho e uma diferenciada execução (com raríssimas exceções) possuem as características proporcionais físicas indicadas para o seu bom desenvolvimento e crescimento da modalidade esportiva escolhida.

0 visualização